Um estudo, publicado recentemente no ArXiv.org por uma equipe internacional de astrofísicos, revelou a descoberta de um planeta quase idêntico a Júpiter que orbita uma estrela à distância colossal de 17 mil anos-luz da Terra.
O exoplaneta, denominado K2-2016-BLG-0005Lb, parece ser um "gêmeo" de Júpiter em termos de massa e distância de sua estrela.
O exoplaneta K2-2016-BLG-0005Lb parece ser um "gêmeo" de Júpiter em termos de massa e distância de sua estrela
© Foto / Universidade de Manchester
David Specht, estudante de doutorado da Universidade de Manchester e autor principal do estudo, explicou que encontraram o K2-2016-BLG-0005Lb utilizando os dados do telescópio Kepler coletados entre abril e julho de 2016, período em que monitorou regularmente milhões de estrelas próximo do centro da galáxia.
O objetivo da equipe era buscar evidências de um exoplaneta e de sua estrela anfitriã dobrando e ampliando temporariamente a luz de uma estrela de fundo quando passa pela linha de visão da lente do telescópio, o que se conhece como efeito de microlente.
"Para ver o efeito é preciso um alinhamento quase perfeito entre o sistema planetário em primeiro plano e uma estrela de fundo", explicou Eamonn Kerins, pesquisador do Conselho de Instalações de Ciência e Tecnologia.
"A possibilidade de que uma estrela de fundo seja afetada desta maneira por um planeta é de uma em centenas de milhões", ressaltou.