A venda foi anunciada em comunicado da Agência de Cooperação de Segurança e Defesa (DSCA, na sigla em inglês) que detalha aspectos do negócio. A DSCA é parte do Departamento de Defesa dos EUA.
"O Departamento de Defesa [dos EUA] realizou uma determinação aprovando uma possível Venda Militar Estrangeira ao Escritório de Representação Econômica e Cultural de Taipé nos Estados Unidos de Assistência Técnica ao Contratante e equipamentos relacionados sob o custo de US$ 95 milhões [cerca de R$ 442 milhões]", disse a DSCA no comunicado.
A possível transação inclui apoio, planejamento, instalação, desenvolvimento, operação e manutenção do sistema Patriot, assim como equipamentos associados, ainda segundo o documento.
Sistema de defesa antiaérea Patriot no aeroporto de Rzeszow-Jasionka, na Polônia, em 16 de março de 2022.
© REUTERS / Fabrizio Bensch
O sistema de defesa antiaérea Patriot é uma tecnologia militar norte-americana vendida a diversos países e territórios aliados de Washington. Apesar disso, o apoio militar a Taiwan gera tensões com a China, que considera a ilha parte de seu território.
Os equipamentos militares negociados com Taiwan já são usados na região. Na segunda-feira (4), a agência japonesa de notícias NHK reportou a implementação de sistemas Patriot nas Filipinas como parte de um exercício conjunto.