A compra dos aviões faz parte do Projeto KC-X3, de obtenção de duas aeronaves de transporte e reabastecimento para voos de longo alcance.
O resultado da licitação Nº 220004/CABW/2022 foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (6) pela Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington (CABW).
As aeronaves serão inicialmente designadas C-330, possivelmente sendo redesignadas KC-330 após a conversão em MRTT (Multi Role Tanker Transport) em Getafe, na Espanha, trabalho que leva em torno de 18 meses.
Modelo de avião KC-390 Millennium, usado pela FAB para transportar brasileiros que tentavam deixar a Ucrânia.
© Foto / Wilhan Campos / Força Aérea Brasileira
Além de reabastecer outras aeronaves, o A330 MRTT pode realizar missões de transporte de passageiros e carga e de evacuação aeromédica.
O modelo é utilizado na Espanha, na Austrália, na França, na Arábia Saudita, em Cingapura, na Coreia do Sul, nos Emirados Árabes Unidos (EAU) e no Reino Unido, além de estar concorrendo nos EUA com a Boeing.
Desde a aposentadoria dos quatro antigos Boeing KC-137 (Boeing 707 convertidos em aviões-tanque) em 2013, a FAB perdeu sua capacidade de reabastecimento em voo estratégico, algo importante dadas as dimensões continentais do país.
A Aeronáutica chegou a selecionar o Boeing 767 como novo reabastecedor das aeronaves brasileiras. Dois aviões deveriam ser convertidos para a missão pela Israel Aerospace Industries.
No entanto, problemas econômicos interromperam o processo, e apenas um 767 foi alugado pela FAB entre 2016 e 2019, relembrou o portal Aeroflap.
Atualmente, os únicos aviões-tanque que estão operando na Força Aérea Brasileira são um par de KC-130M Hércules, matrículas 2461 e 2462, em serviço no Esquadrão Gordo.
Essas aeronaves em breve serão substituídas pelo KC-390 Millennium da Embraer, que realizará missões de reabastecimento em voo estratégico com os caças F-5M, A-1M e F-39, além do helicóptero H-36 Caracal e do avião de busca e resgate SC-105 Amazonas-SAR.
FAB realiza campanha de reabastecimento aéreo com avião KC-130 Hércules e helicóptero H-36 Caracal.