Inicialmente, a informação foi divulgada pela emissora local Ceska Televize. A mídia publicou em sua conta do Twitter imagens que mostram um trem carregado com os veículos militares, precisando que se trata de um "presente do Exército tcheco, que foi acordado pelos aliados no marco da OTAN".
Por sua vez, o chefe do Comitê de Assuntos Europeus da câmara baixa tcheca, Ondrej Benesik, confirmou o envio em suas redes sociais e declarou à Reuters que havia sido informado sobre os fornecimentos por um especialista em Defesa do Partido Democrata Cristão.
Foram registradas as entregas dos BVP tchecos e tanques T-72. A ministra da Defesa, Jana Cernochova, merece ser muito elogiada, é o que o Exército ucraniano, que agora luta duramente, realmente necessita. Acredito que poderemos continuar com estas entregas. Glória à Ucrânia.
No entanto, a própria ministra se negou a falar sobre o conteúdo dos envios a Kiev, limitando-se a comunicar que atualmente Praga outorga "material militar essencial aos amigos ucranianos".
"A curiosidade é humana e entendo quem queira saber o que oferecemos à Ucrânia. Sinto muito, mas não posso dizer mais nada [...] Confiem em mim, estamos enviando o material militar essencial aos amigos ucranianos. E continuaremos fazendo isso", adicionou.
De acordo com um porta-voz do Ministério da Defesa, a República Tcheca chegou a enviar assistência militar a Kiev no valor de quase US$ 45 milhões (R$ 209 milhões) desde o início da operação russa.