Conforme publicou a agência Reuters, a montadora afirmou que a mudança será feita de forma gradual. O processo de transferência da produção para o interior paulista tem previsão de início para dezembro deste ano e deve ser concluído em novembro de 2023.
A Toyota afirma ainda que todos os seus empregados em São Bernardo do Campo receberão ofertas para manterem seus empregos. Recentemente, a empresa anunciou investimento de R$ 50 milhões em sua fábrica de Indaiatuba, também no interior paulista.
Linha de montagem na montadora de caminhões Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, São Paulo (foto de arquivo).
© Folhapress / Bruno Santos
A fábrica de São Bernardo do Campo foi aberta pela Toyota em 1962 e foi a primeira aberta pela empresa fora do Japão. Atualmente a instalação fabril produz peças para a fábrica de motores da montadora em Porto Feliz, também no interior de São Paulo, e também para serem exportadas para os Estados Unidos.
O estado de São Paulo perdeu pelo menos mais outras duas fábricas de veículos nos últimos anos. Recentemente, a norte-americana Ford fechou uma fábrica também em São Bernardo do Campo. Além disso, a alemã Mercedes-Benz fechou uma instalação fabril em Iracemópolis, vendida à chinesa Great Wall Motors.