Os EUA advertiram a Índia contra a cooperação com a Rússia, estando a administração de Joe Biden "desapontada" com a reação de Nova Deli em meio à operação militar russa na Ucrânia, escreve na quarta-feira (6) a agência norte-americana Bloomberg.
"Certamente que há áreas em que temos sido desapontados tanto pelas decisões da China como da Índia", disse na quarta-feira (6) aos jornalistas Brian Deese, diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca.
Assim, as consequências para a Índia de um "alinhamento estratégico explícito" com Moscou seriam "significativas e de longo prazo", frisou ele.
A posição da Índia, que, junto com os EUA, Austrália e o Japão, também integra o grupo Quad, considerado ter uma orientação anti-China, tem sido criticada por Washington.
A Índia tem estado relutante em impor sanções econômicas e suspender as relações com a Rússia, e em vez disso se limitou a pedir o fim das hostilidades na Ucrânia.
Nova Deli também assinou acordos com Moscou que preveem uma maior compra de petróleo russo, e ambos completaram um sistema de pagamentos internacionais para avançar com o comércio bilateral e ter uma alternativa ao SWIFT, que foi bloqueada à Rússia como parte das sanções ocidentais.
Em resposta a um pedido de comentários da Bloomberg, a chancelaria indiana recusou responder.