Terceira via anunciará candidato único para presidente
Na quarta-feira (6), os partidos União Brasil, MDB, PSDB e Cidadania afirmaram que vão anunciar em 18 de maio o nome para uma candidatura única das quatro siglas à presidência da República. Até agora, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) é a mais cotada para encabeçar a chapa única, contudo 13 líderes de diretórios do MDB, principalmente no Nordeste, querem apoiar Lula no 1º turno. Além disso, Tebet tem índices inexpressivos de intenção de voto.
A senadora Simone Tebet (MDB-MS) durante entrevista à Folha em seu gabinete, no senado federal
© Folhapress / Pedro Ladeira
Conta de luz pode ficar 6,5% mais barata no Brasil
O presidente Jair Bolsonaro anunciou na quarta-feira (6), o fim da bandeira escassez hídrica, e a adoção da bandeira verde na conta de luz a partir do dia 16. O governo prevê uma redução de até 20% com a medida, contudo, especialistas citados pelo Estadão acreditam que a redução média na conta de luz do consumidor residencial seja de 6,5%.
Brasil pede permissão dos EUA para comprar fertilizante de países sancionados
De acordo com a Folha de São Paulo, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos França, pediu ao secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, uma licença especial para que o Brasil possa comprar fertilizantes de países que estão sancionados em decorrência do conflito na Ucrânia. A Rússia é responsável por 23% dos fertilizantes importados pelo Brasil. Além disso, o Brasil importa um grande percentual de fertilizantes de outros países do Leste Europeu. Devido à atual situação, o Brasil pediu permissão dos EUA para as empresas brasileiras poderem negociar com países como o Irã e a Rússia sem sofrerem penalidades.
UE não chega a acordo sobre novas sanções contra a Rússia
A União Europeia não chegou a acordo sobre um novo pacote de sanções contra a Rússia. A última rodada de restrições econômicas foi proposta pela Comissão Europeia no início da semana. Fontes familiarizadas com o assunto explicaram o fiasco citando "problemas técnicos" que precisavam ser resolvidos, incluindo o assunto sobre o banimento da importação de carvão, que afetaria os contratos existentes. A Rússia é responsável por aproximadamente 45% das importações de carvão da UE.
Membros do Parlamento Europeu participam de sessão de votação durante sessão plenária na França
© AFP 2023 / FREDERICK FLORIN
Twitter bane fuzileiro naval da Marinha dos EUA por ele questionar Ucrânia
O Twitter "suspendeu permanentemente" a conta do oficial do corpo de fuzileiros navais da Marinha dos EUA, Scott Ritter, na quarta-feira (6), sob a alegação de que ele violou as regras da plataforma ao questionar as declarações das autoridades ucranianas de que os soldados russos teriam massacrado civis em Bucha, próximo de Kiev.
"Aparentemente fui suspenso do Twitter pelo crime de desafiar a narrativa ortodoxa do assim chamado massacre", afirmou Ritter em seu canal do Telegram.
Logo da rede social Twitter
© AFP 2023 / KIRILL KUDRYAVTSEV
UE pronta a pagar gás em rublos
O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, afirmou ser contra quaisquer sanções da União Europeia relativamente aos recursos energéticos russos, acrescentando que seu país aceitará as condições de Moscou sobre o pagamento em rublos pelo fornecimento de gás. O primeiro-ministro húngaro apontou que 85% de todos o gás consumido no país vem da Rússia e que 85% das famílias húngaras usam gás.
Imagem mostra mulher ligando o aquecedor a gás na Alemanha
© AFP 2023 / INA FASSBENDER