Panorama internacional

Em visita surpresa, Boris Johnson se encontra com Vladimir Zelensky em Kiev (FOTOS)

Visita acontece dois dias após Reino Unido e aliados da Aliança Atlântica prometerem atualizar equipamentos ucranianos da era soviética para o padrão OTAN.
Sputnik
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, fez uma visita surpresa a Kiev neste sábado (9) e se encontrou com o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky.
A reunião foi divulgada através de uma foto postada pela Embaixada da Ucrânia no Reino Unido no Twitter.
Surpresa.
O vice-chefe do gabinete do presidente ucraniano, Andrei Sybiha, também confirmou o encontro através de sua conta no Facebook.
"A visita de Boris Johnson a Kiev acaba de começar com um encontro com o presidente Zelensky. O Reino Unido é um líder no apoio à defesa da Ucrânia. Um líder na coalizão antiguerra. Um líder nas sanções contra o agressor russo", disse Sybiha.
A chegada de Johnson à capital ucraniana não havia sido anunciada anteriormente e detalhes sobre a reunião ainda não foram divulgados.
No entanto, posteriormente, a Reuters relatou que o premiê foi ao território ucraniano para mostrar apoio a Kiev e disse que "juntamente com nossos parceiros, vamos aumentar a pressão econômica e continuaremos a intensificar, semana a semana, as sanções à Rússia".
Foto tirada e divulgada em 9 de abril de 2022 pelo Serviço de Imprensa Presidencial Ucraniano mostra o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, conversando com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, durante sua reunião em Kiev
A mídia também informou que Downing Street afirmou que o Reino Unido forneceria à Ucrânia 120 veículos blindados e novos sistemas de mísseis antinavio.
Na quinta-feira (7), ministros das Relações Exteriores da OTAN concordaram em aumentar a ajuda militar a Kiev, conforme noticiado.
Vladimir Zelensky e Boris Johnson andam pelas ruas centrais de Kiev, Ucrânia, 9 de abril de 2022
A secretária de Relações Exteriores do Reino Unido, Liz Truss, e os membros da aliança concordaram em Bruxelas em ajudar os militares ucranianos a atualizarem seu "equipamento da era soviética para o padrão da OTAN".

"Concordamos em aumentar o apoio à Ucrânia e também reconhecemos que o conflito entrou em uma fase nova e diferente com uma ofensiva russa mais concentrada. [...] Concordamos que os países forneçam equipamentos novos e mais pesados ​​à Ucrânia para que possam responder a essas novas ameaças da Rússia. Também concordamos em ajudar as forças ucranianas na transição de seus equipamentos da era soviética para equipamentos padrão da OTAN", afirmou Truss.

Em 24 de fevereiro de 2022, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou o início de uma operação especial militar para "desmilitarização e desnazificação da Ucrânia".
Panorama internacional
45º dia da operação especial da Rússia na Ucrânia
Comentar