Panorama internacional

Cidade de Donetsk sofreu bombardeios de tropas ucranianas durante a madrugada, diz república popular

Tropas ucranianas bombardearam a cidade de Donetsk usando artilharia de calibre 122 milímetros na madrugada desta segunda-feira (11), segundo informou a missão da República Popular de Donetsk (RPD) do Centro Conjunto de Controle e Coordenação sobre o regime de cessar-fogo.
Sputnik
Um total de 25 projéteis de calibre 122 mm foram disparados no distrito de Petrovsky e na área da mina de Trudovskaya em Donetsk, na madrugada de segunda-feira, por volta da 01h20 e 01h40 GMT (entre 22h20 e 22h40 de Brasília).
Em 8 de abril, a sede da RPD anunciou que as tropas ucranianas usaram um míssil Tochka-U em um ataque à estação ferroviária da cidade de Kramatorsk, localizada na região de Donetsk, mas que está sob controle das forças ucranianas.
Panorama internacional
Defesa russa: militantes destruíram instituto de ciência em Carcóvia, pode haver até 50 vítimas
Segundo dados da RPD, pelo menos 50 pessoas morreram, enquanto outras 87 ficaram feridas.
O Ministério da Defesa da Rússia refutou as alegações de um ataque russo à estação de trem de Kramatorsk, enfatizando que, a julgar pelas fotos de fragmentos de mísseis compartilhadas por testemunhas, esses mísseis são usados ​​apenas por tropas ucranianas.

"Temos a certeza de que as autoridades de Kiev não conseguirão escapar à responsabilidade", indicou a chancelaria russa, apontando que as "provas da culpa das Forças Armadas da Ucrânia estão à vista – são eles que têm os mísseis Tochka-U, cujos destroços foram encontrados no local da tragédia".

O objetivo do ataque de Kiev à estação ferroviária foi interromper a evacuação em massa e usar os moradores locais como escudos humanos, disse o Ministério da Defesa.
Panorama internacional
Kremlin: em Bucha houve uma encenação monstruosa e bem dirigida
A Rússia lançou sua operação militar especial na Ucrânia em 24 de fevereiro, depois que as Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk pediram ajuda para se defenderem dos ataques das tropas ucranianas.
A Rússia disse que o objetivo de sua operação especial é "desmilitarizar e desnazificar" a Ucrânia e que apenas a infraestrutura militar do país está sendo visada.
Panorama internacional
MD russo: ataques de nacionalistas e mercenários estrangeiros a médicos russos ficam mais constantes
Comentar