Panorama internacional

EUA modernizam depósito nuclear no Reino Unido para possivelmente abrigar novas bombas

O orçamento fiscal de defesa para 2023 dos EUA aponta que bunkers estão sendo modernizados no Reino Unido para armazenarem novamente armas nucleares após 14 anos de hiato.
Sputnik
De acordo com o documento, o Reino Unido é um dos países que abrigam armas nucleares da OTAN, assim como Bélgica, Alemanha, Itália, Países Baixos e Turquia.
Com isso, estima-se que os locais de armazenamento dos EUA abrigam 100 bombas nucleares B61.
Não é de hoje que a OTAN deixa claro que está elevando suas investidas de expansão militar, elevando o investimento em até US$ 384 milhões (R$ 1,7 bilhão) em infraestruturas de armazenamento nesses países.
Segundo Hans Kristensen, diretor do projeto de informação nuclear na Federação dos Cientistas Americanos, a base aérea britânica de Lakenheath, que está sendo modernizada, está localizada a 100 quilômetros de Londres e tinha 33 galerias de armazenamento subterrâneas em 1990.
Panorama internacional
OTAN está pronta para elevar 'intercâmbio militar' com Seul, segundo mídia
Além disso, ele afirma que os EUA estão modernizando as bombas para o modelo B61-12, com sistema guiado, que devem entrar em produção em maio deste ano, com previsão de serem entregues na Europa em 2023.
Comentar