Nesta segunda-feira (18), o porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov, anunciou que um ataque de alta precisão destruiu um centro logístico com grandes remessas de armas dos EUA e União Europeia perto de Lvov.
"Na manhã de 18 de abril, mísseis disparados pela Força Aeroespacial da Rússia [aeronaves] realizaram um ataque de precisão contra o 124º Centro Logístico Conjunto do Comando das Forças Logísticas das Forças Armadas ucranianas. O centro logístico e um grande lote de armas estrangeiras entregues para a Ucrânia nos últimos seis dias dos Estados Unidos e países europeus foi destruído", disse Konashenkov em briefing.
Ao mesmo tempo, mas separadamente, as Forças Armadas russas bombardearam um grande depósito de munição perto da vila de Vaskov, próxima a Kiev, informou o porta-voz.
No total, ao longo do dia de hoje (18), mísseis russos atingiram 16 instalações militares em território ucraniano, entre eles dois postos de comando, duas fortalezas contendo tropas ucranianas e áreas contendo concentrações de pessoal inimigo e equipamentos militares perto dos assentamentos de Popasna, Barvenkovo e Krasny Liman em Lugansk, Carcóvia e Donetsk.
Além disso, a aviação tática russa realizou ataques contra 84 alvos militares separados, destruindo uma instalação de reparo de mísseis táticos Tochka-U em Dnepropetrovsk, um posto de comando de batalhão territorial na área de Zelenoe Pole e dois depósitos de munição e combustível perto de o assentamento de Chervonnaya Polyana.
Militares armados da Milícia Popular de Donetsk olham para um fotógrafo enquanto carregam armas capturadas em uma área controlada por forças apoiadas pela Rússia em Mariupol, Ucrânia, 15 de abril de 2022
© AP Photo / Aleksei Alexandrov
As tropas russas de artilharia e foguetes atingiram 331 objetos, incapacitando nove postos de comando, um depósito contendo munição de artilharia de foguetes e 315 áreas onde as tropas inimigas estavam concentradas em áreas próximas aos assentamentos de Popasnaya, Lugansk e Novomayorskoe, Dnepropetrovsk.
Um ataque na área do assentamento de Novotoshkovskaya em Lugansk também eliminou até 120 milícias neonazistas e nove equipamentos militares, disse Konashenkov.