O submersível britânico atracou ao lado do USS Georgia, um submarino nuclear de mísseis balísticos da classe Ohio, que chegou a Gibraltar na quarta-feira (13), escreve tabloide Express.
O navio da Marinha Real britânica de 1,6 bilhão de libras (cerca de R$ 9,8 bilhões) foi comissionado em 2020 e é equipado com torpedos Spearfish e mísseis de cruzeiro de ataques terrestres Tomahawk capazes de atingir alvos a até 2.400 km de distância.
O Exército britânico se gabou de que o HMS Audacious possui uma capacidade de movimento silencioso graças a cerca de 39.000 placas de revestimentos antiacústico que cobrem a superfície do submersível. Afirma-se também que o aparelho tem um equipamento avançado de sonar que lhe permite detectar navios a uma distância de até 3.000 milhas náuticas (5.556 km).
Nas últimas semanas, a OTAN tem reforçado significativamente a sua presença no Mediterrâneo, mantendo o grupo de ataque de porta-aviões liderado pelo USS Harry Truman que foi implantado neste mar em dezembro do ano passado.
Neste sábado (16), a chancelaria russa impôs sanções ao primeiro-ministro Boris Johnson, à secretária de Relações Exteriores Liz Truss, ao ministro da Defesa Ben Wallace e a dez outros altos funcionários do Reino Unido.
As sanções são retaliação contra as medidas semelhantes aplicadas por Londres contra o presidente Vladimir Putin e o chanceler Sergei Lavrov da Rússia.