De acordo com informações do Global Times, a expectativa é que mais embarcações sejam apresentadas no futuro. Um analista ouvido pela publicação chinesa afirmou que o "rápido crescimento da frota reflete a capacidade da Marinha de salvaguardar a soberania da China".
Segundo o Global Times, com mais navios de combate entrando em serviço, a China pretende construir uma Marinha capaz não apenas de defesa costeira, mas também de escolta marítima.
A Marinha do Exército de Libertação Popular (ELP) da China divulgou um vídeo apresentando seu arsenal para comemorar o próximo aniversário, e um destróier Type 055 com o número de casco 104 aparece no vídeo navegando no mar, de acordo com informações divulgadas nesta quarta-feira (20) pelo portal chinês thepaper.cn.
Novo destróier chinês de míssil guiado Type 055
© AP Photo / Mark Schiefelbein
O novo Type 055 é o quinto deste modelo a integrar a frota chinesa. O primeiro a entrar oficialmente na ativa foi o Nanchang, anunciado em janeiro de 2020.
Nos últimos anos a China desenvolveu vários navios de guerra avançados, como o destróier Type 052D, o grande destróier Type 055 e os navios de assalto anfíbio Type 075. Segundo informações divulgadas pelo Global Times, outros navios serão apresentados pela Marinha do ELP até o próximo sábado (23), quando a organização comemora 73 anos de atividade.