Ciência e sociedade

Sistema de câmeras captura bola de fogo nos céus do Canadá (VÍDEO)

O evento aconteceu no domingo (17) e, de acordo com especialistas, se tratou da chegada de fragmentos de um meteoro à nossa atmosfera.
Sputnik
O impressionante flagrante da bola de fogo no céu foi feito por cientistas da Universidade de Ontário Ocidental, no Canadá. Um dos astrônomos que operam o sistema de câmeras do departamento de monitoramento de meteoros da universidade, Denis Vida, disse em entrevista ao Phys.org que astrônomos amadores com equipamentos de boa qualidade também conseguiram assistir ao evento em tempo real.

"Esta bola de fogo foi particularmente significativa porque estava se movendo lentamente, estava em uma órbita asteroide e terminou muito baixo na atmosfera. Todos esses são bons indicadores de que o material sobreviveu", disse Vida.

O especialista acredita que, levando em consideração o ângulo de entrada na Terra do meteorito e que a uma altura baixa de 29 quilômetros ele ainda estava emitindo luz, provavelmente as pequenas rochas espaciais tenham sobrevivido à travessia da nossa atmosfera.

"Juntos, esses fatores sugerem que muitos pequenos meteoritos chegaram ao solo [da Terra]", afirmou Vida.

A expectativa dos astrônomos é que os fragmentos tenham se chocado com o nosso planeta na região do lago Simcoe, no sudeste do Canadá. Os especialistas estão trabalhando agora para descobrir de qual região do Sistema Solar este objeto veio. As análises preliminares mostram que o meteorito se tornou visível da Terra a partir de uma altitude de 90 quilômetros.

"Acredita-se que a massa inicial tenha sido de cerca de 10 quilos e esperamos dezenas a centenas de gramas de material [tenham chegado] no solo." Os meteoritos são de grande interesse para os pesquisadores, pois estudá-los nos ajuda a entender a formação e evolução do Sistema Solar", explicou Vida.

Ciência e sociedade
Grande meteoro com cauda azul e verde ilumina céu do Reino Unido (VÍDEO)
Comentar