Panorama internacional

Índia se recusa a aceitar avião das Forças de Autodefesa do Japão com ajuda à Ucrânia, segundo mídia

Índia se recusa a aceitar um avião militar do Japão com ajuda para a Ucrânia, informou nesta quinta-feira (21) mídia japonesa.
Sputnik
O avião deveria entregar a ajuda para a Ucrânia na Polônia e Romênia, com transbordo na Índia e nos Emirados Árabes Unidos, informou a agência Kyodo, salientando que o voo foi coordenado com o Gabinete de Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.
O voo havia sido preliminarmente acordado com a Índia, mas na quarta-feira (20) Nova Deli se recusou a aceitar o avião, citando falta de coordenação.
O Japão juntou-se às sanções ocidentais impostas à Rússia devido à operação militar na Ucrânia. Tóquio também está prestando assistência à Ucrânia.
A Índia tem estado relutante em impor sanções econômicas à Rússia e, em vez disso, se limitou a pedir o fim das hostilidades na Ucrânia.
Nova Deli também assinou acordos com Moscou que preveem uma maior compra de petróleo russo, e ambos completaram um sistema de pagamentos internacionais para avançar com o comércio bilateral e ter uma alternativa ao SWIFT, que foi bloqueado como parte das sanções ocidentais impostas a Moscou.
Panorama internacional
Política externa da Índia não pode ser determinada pelos EUA, diz ex-chanceler indiano
Anteriormente, Yashwant Sinha, ex-ministro das Relações Exteriores da Índia, disse em entrevista à Sputnik que a política externa do seu país não poderia ser determinada pelos EUA e que apenas os interesses nacionais indianos devem determinar a política externa da Índia.
Comentar