Na pesquisa divulgada hoje (22), Lula surge com 45% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 31%. Ambos os pré-candidatos à Presidência oscilaram um ponto percentual para mais em relação à pesquisa mais recente do Ipespe.
Logo após Bolsonaro estão Ciro Gomes (PDT), com 8%, e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 3%. Em seguida vêm o deputado federal André Janones (Avante-MG) e a senadora Simone Tebet (MDB-MS), com 2% cada. Já Luiz Felipe d'Avila (Novo), Vera Lúcia (PSTU) e Eymael (DC) não pontuaram no levantamento.
Presidente da República, Jair Bolsonaro, em Minas Gerais, 14 de abril de 2022.
© José Dias / Palácio do Planalto / CC BY 2.0
A pesquisa do Ipespe mostra ainda que votos nulos, brancos e de eleitores que afirmam que não pretendem votar ou não votariam em nenhum candidato somam 7%. Outros 2% representam pessoas que não souberam ou não quiseram responder.
No cenário de segundo turno entre os líderes da pesquisa, Lula vence Bolsonaro com 54% das intenções de voto, contra 34% do atual presidente. Nesse cenário, foram registrados 12% de votos nulos e brancos e eleitores indecisos.
A pesquisa ouviu 1.000 pessoas por telefone entre os dias 18 e 20 de abril. A margem de erro registrada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95,45%.