O YouTube perdeu 21% de seus colaboradores de língua russa desde o início da operação militar especial na Ucrânia, no dia 24 de fevereiro. A empresa Brand Analysis também concluiu que o TikTok perdeu 87% de seus usuários russos e 93% do conteúdo na língua russa, após a plataforma bloquear usuários em território russo de postar novos vídeos.
O Instagram (plataforma pertencente à empresa extremista Meta, banida no território da Rússia) perdeu 56% de seus colaboradores ativos russos e 55% de seu conteúdo no idioma russo.
Em contrapartida, a mídia social russa Vkontakte teve um aumento de 22% no número de usuários e um volume de conteúdo publicado 17% maior, no mesmo período. O aplicativo de mensagens Telegram viu sua comunidade crescer 24% e a taxa de compartilhamento receber acréscimo de 5%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 24 de fevereiro e 20 de abril. Um colaborador ativo foi considerado um usuário de mídia social que postou pelo menos uma mensagem, comentário ou compartilhamento no dia da pesquisa.