Panorama internacional

Embargo ao gás russo seria um desastre, adverte chefe das Câmaras de Comércio da Alemanha

A central elétrica flutuante turca Karadeniz Powership Fatmagul (à esquerda) gera eletricidade para ajudar a aliviar a pressão sobre o setor energético do Líbano
O diretor-geral da Associação das Câmaras de Comércio e Indústria Alemãs (DIHK), Martin Wansleben, declarou que a imposição de um embargo à importação de gás russo seria “um verdadeiro desastre” para a Alemanha.
Sputnik
Não há justificação para a Alemanha impor um embargo à energia russa, uma vez que isso paralisará a economia do país, afirmou ele em entrevista à emissora de rádio Deutschlandfunk.
A crise ucraniana prejudicou as cadeias de abastecimento globais, o que fez aumentar os preços de todos os produtos, não apenas da energia, disse o empresário.
Ele explicou que a Alemanha não pode impor um embargo ao fornecimento de petróleo e gás russos, caso contrário a economia do país ficará incapacitada.
Wansleben salientou que o combustível é utilizado não só para o aquecimento, mas também para a fabricação, especialmente na indústria química.
Janet Yellen, secretária do Tesouro dos EUA, durante coletiva de imprensa no Departamento do Tesouro em Washington, EUA, 21 de abril de 2022
Panorama internacional
EUA avisam que Europa poderia sair mais prejudicada que Rússia com embargo a petróleo russo
"Se a indústria química na Alemanha cessar de produzir, então as rodas na Europa vão parar a longo prazo […] Na situação atual, um embargo do gás seria um desastre", alertou.
Segundo ele, é errado comparar as consequências dessa decisão com o impacto da pandemia de COVID-19 na economia, já que a situação será muito mais complicada no caso de embargo de commodities.
Comentar