Ao todo 26 pessoas estavam a bordo do navio de turismo KAZU I, que desapareceu no início da tarde deste sábado (23), enquanto passava pela península de Shiretoko, na região nordeste da ilha de Hokkaido, no Japão. A embarcação perdeu a comunicação após enviar uma mensagem de socorro comunicando que o barco estava afundando.
De acordo com informações da NHK, a Guarda Costeira do Japão confirmou que dez pessoas foram encontradas próximas a rochas, no domingo (24), no cabo de Shiretoko. As vítimas foram levadas para um hospital, mas não resistiram. Entre os mortos estavam sete homens e três mulheres. As buscas continuam pelas 16 pessoas ainda desaparecidas.
Também neste domingo (24), a NHK informou que o Ministério do Transporte do Japão deu início a uma auditoria especial da empresa responsável pelo navio. O ministério informou que o mesmo barco sofreu um acidente em maio de 2021, ferindo três passageiros, e encalhou em junho do mesmo ano. À época, a operadora marítima apresentou medidas de melhoria ao governo em decorrência dos acidentes.
Um navio da Guarda Costeira do Japão procura o navio de turismo desaparecido KAZU I, que transportava 26 passageiros e tripulantes em Hokkaido, Japão.
O governo japonês reforçou que este é um assunto muito sério, especialmente levando em conta a reincidência de acidentes com a mesma embarcação. Quatro funcionários do ministério estão participando da auditoria que vai confirmar a legalidade da empresa e navios, além de entrevistar seus empregados.