Ciência e sociedade

Navio de 700 anos de idade é desenterrado em canteiro de obras na Estônia (FOTOS)

O navio construído em 1298 foi encontrado a cerca de 200 metros da costa da capital estoniana de Tallinn em ótimas condições de preservação.
Sputnik
De acordo com informações do The Metro, a embarcação do século XIII fazia parte da Liga Hanseática, uma aliança de cidades alemãs ou de influência alemã, que dominaram o mercado em grande parte do norte da Europa e Báltico, durante o final da Idade Média e começo da Idade Moderna.
Um navio bem preservado de 700 anos encontrado em um canteiro de obras na capital da Estônia, Tallinn, às margens do Mar Báltico, é aclamado como uma das descobertas arqueológicas mais importantes da Europa este ano.
"Há 800 anos, tínhamos quase dois metros de água aqui. Provavelmente havia cumes de areia subaquáticos mais rasos que eram difíceis de mapear porque mudaram de forma e localização devido a deslizamentos de gelo e tempestades", explicou o arqueólogo líder das escavações, Mihkel Tammet, em entrevista ao The Metro.
O local onde foi encontrado o naufrágio, na capital da Estônia, serviu como porto durante séculos, mas foi contaminado na década de 1930 por cinzas e esgoto. Agora está a 200 metros da orla e não está claro se o navio afundou e foi gradualmente coberto ou se foi afundado deliberadamente pelas autoridades locais após terminar seu serviço, segundo uma publicação do Arkeonews.
Naufrágio medieval do navio da Liga Hanseática desenterrado no canteiro de obras de Tallinn, na Estônia.
Pequenos itens foram desenterrados junto com o próprio navio, como um martelo de pele de porco usado pelos marinheiros para amarrar as pontas da corda. Tammet disse que a embarcação será retirada, restaurada e posteriormente exibida em um museu. O arqueólogo classificou o achado como sendo um dos mais importantes da Europa em 2022.
Ciência e sociedade
Naufrágio 'precursor' de navio baleeiro do 'Moby Dick' é encontrado no golfo do México (FOTOS)
Comentar