Victoria Nuland afirmou, nesta segunda-feira (25), que os EUA "vão ajudar o Brasil a resolver o problema do desabastecimento de fertilizantes e, com isso, reduzir a ameaça de insegurança alimentar".
Segundo informações do jornal O Globo, Nuland foi enviada pelo presidente Joe Biden para tratar de assuntos de interesse da agenda bilateral, como segurança alimentar, fertilizantes, comércio, investimentos e meio ambiente.
Nuland informou que o governo americano vai enviar uma missão a Brasília para discutir, com o Ministério da Agricultura, saídas para o problema.
Ao lado do subsecretário de Estado para Crescimento Econômico, Energia e Meio Ambiente dos EUA, Jose W. Fernandez, os diplomatas disseram que pode haver um acordo na Organização Mundial do Comércio (OMC) para garantir o livre fluxo de fertilizantes.
Segundo a publicação, a enviada do governo de Joe Biden negou que as sanções atingem a segurança alimentar global: "Não é verdade".
A política de sanções norte-americanas contra a Rússia é uma queixa da diplomacia brasileira em meio ao conflito na Ucrânia.
Recentemente, o Itamaraty denunciou a possibilidade de os EUA sequestrarem, para o seu interesse, a agenda de algumas organizações multilaterais, como o G20 e a OMC.
Em meio ao agravamento da crise entre o presidente Jair Bolsonaro, a ala militar do governo e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Victoria Nuland disse que o povo brasileiro precisa acreditar nas instituições do país.
Segundo ela, Brasil e EUA são democracias fortes, que devem servir de exemplo para o mundo.
Ela enfatizou, por outro lado, que a democracia está sob ameaça na América Latina: "Estamos vendo muitas coisas acontecendo nesse hemisfério".