Notícias do Brasil

Hackers atacam dados da Secretaria da Fazenda do Rio e pedem dinheiro para não divulgar informações

Segundo órgão, um registro de ocorrência foi feito na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática. O valor pedido pelo resgate dos dados não foi anunciado, mas a secretaria informou que cerca de 420 GB de dados foram roubados.
Sputnik
Na última quinta-feira (20), a Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) foi hackeada e teve parte do seu banco de dados sequestrado, segundo o jornal O Globo.
O grupo criminoso que executou a ação exigiu uma soma de dinheiro, ainda não divulgada até o momento, para devolver cerca de 420 GB de dados roubados da pasta. Caso o pagamento não seja feito, os dados serão divulgados ainda nesta segunda-feira (25), informou a mídia.
"A Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SUBTIC) informa que está à disposição das autoridades policiais para colaborar com a investigação e reforça que, desde 2020, vem priorizando o reforço da segurança da informação, o que pode ser comprovado pelo baixo impacto do ataque, resultado da efetividade das ações que vêm sendo adotadas.", disse a Sefaz-RJ em nota.
Em um comunicado enviado para o site Security Report, o órgão disse que registrou ocorrência na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) e que as informações roubadas correspondem a apenas 0,05% dos dados armazenados pela Sefaz-RJ.
Os órgãos públicos estão se tornando alvos cada vez mais frequentes dos cibercriminosos, tanto no Brasil quanto no mundo.
Panorama internacional
Após ataque hacker na Ucrânia, premiê da Polônia decreta 'estado de ameaça cibernética'
No último dia 30 de março, um ataque cibernético afetou os serviços prestados pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região. No final do ano passado, hackers invadiram o site da Câmara Municipal do Rio de Janeiro após atacarem o ConectSUS e o portal Escola Virtual, conforme noticiado.
Comentar