Panorama internacional

Destróier de mísseis guiados dos EUA chega à Índia para 'manter estabilidade' regional

A Marinha dos EUA informou na segunda-feira (25) que seu destróier de mísseis guiados USS Momsen (DDG 92), da classe Arleigh Burke, chegou ao porto indiano de Goa.
Sputnik
A instituição americana afirmou que a embarcação foi enviada ao local para apoiar um Indo-Pacífico aberto e livre.
Além disso, o Momsen, que faz parte da 7ª Frota dos EUA, geralmente apoia missões em apoio da segurança e estabilidade na região.
A Marinha americana envia frequentemente suas embarcações à região para realizar exercícios e provocar a China com relação a Taiwan, um ponto que virou seu novo instrumento de interesse.
Panorama internacional
EUA e Índia anunciam cooperação militar enquanto China quer liderança no Indo-Pacífico, diz oficial
Anteriormente, foi revelado que um "reduzido número" de tropas dos EUA estava ilegalmente implantado em Taiwan desde, pelo menos, 2008 e que mais de 600 militares teriam estado na ilha nos últimos dois anos.
Tecnicamente, os militares dos EUA e a Guarda Costeira estão proibidos de implantar tropas em território taiwanês ou realizar exercícios com os militares da ilha, segundo os acordos entre a China e os EUA alcançados nos anos 1970 e início dos anos 1980.
Desta forma, os americanos procuram outros meios para desestabilizar a região asiática e afetar o avanço chinês, considerado a principal ameaça pelo Pentágono e um concorrente dos norte-americanos.
Comentar