Panorama internacional

Em meio à crise energética, Argélia ameaça rescindir contrato de fornecimento de gás para Espanha

A Argélia pode rescindir o contrato de fornecimento de gás natural para a Espanha em caso de violação das obrigações contratuais por parte de Madri ao reverter o fluxo de gás.
Sputnik
Na última quarta-feira (27), o ministro da Energia do país árabe, Mohamed Arkab, recebeu uma mensagem de sua homóloga espanhola, Teresa Ribera, sobre "a decisão da Espanha de começar a reverter o gás pelo gasoduto Magrebe-Europa [MEG, na sigla em inglês]".
O procedimento está planejado para ser lançado na quarta ou quinta-feira (28), disse o lado espanhol.
"[O fornecimento] de qualquer quantidade de gás argelino exportado para a Espanha, mas não direcionado à parte especificada no contrato, será considerado uma violação das obrigações contratuais e poderá levar à rescisão do contrato entre a Sonatrach da Argélia e os clientes espanhóis", disse o ministério.
Ao mesmo tempo, o presidente argelino, Abdelmadjid Tebboune, prometeu no domingo (24) que a Argélia não interromperia o fornecimento de gás à Espanha "independentemente das circunstâncias".
Panorama internacional
Espanha e Portugal podem acabar 'deixando França no escuro' para manter preços de energia, diz mídia
Em 2021, a Argélia não renovou o contrato de fornecimento de gás para Espanha através do gasoduto Magrebe-Europa que passa por Marrocos. A rescisão do contrato está ligada à ruptura das relações entre a Argélia e Marrocos. Todos os fornecimentos de gás da Argélia para a Espanha desde novembro passam pelo gasoduto Medgaz, através do mar Mediterrâneo.
Comentar