Kiev lançou na quarta-feira (27) um ataque com mísseis Tochka-U e lançadores múltiplos de foguetes contra áreas residenciais de Kherson, disse Igor Konashenkov, representante oficial do Ministério da Defesa da Rússia.
"A cerca de 23h00 no horário de Moscou [17h00, horário de Brasília] de 27 de abril, foi realizado pelas Forças Armadas ucranianas um ataque maciço de mísseis balísticos Tochka-U e lançadores múltiplos de foguetes de alta potência contra áreas residenciais no centro de Kherson", detalhou Konashenkov.
Segundo ele, "os alvos do ataque de mísseis visados indiscriminadamente pelos nacionalistas eram áreas residenciais perto da Avenida de Ushakov, onde também estão localizados jardins de infância, escolas e muitas instituições sociais".
"As unidades russas de defesa antiaérea repeliram o ataque de mísseis das forças ucranianas contra áreas residenciais de Kherson. 12 projéteis de um lançador múltiplo de foguetes de alta potência e dois mísseis balísticos ucranianos Tochka-U foram abatidos no ar acima da cidade. Os fragmentos de um dos mísseis Tochka-U abatidos caíram no Parque Shevchenkovsky", apontou Konashenkov.
Também foi abatido um míssil Tochka-U ucraniano que estava voando para atingir a cidade de Izyum, acrescentou o major-general.
"Hoje [28], as forças de defesa antiaérea repeliram um ataque de míssil balístico ucraniano Tochka-U contra áreas residenciais da cidade de Izyum, da região da Cracóvia", comunicou, referindo que o alvo do míssil ucraniano era um hospital com a presença de uma equipe médica russa que estava ajudando a população da região.
O representante oficial do Ministério da Defesa da Rússia resumiu os ataques como crimes de guerra.
"A realização de ataques de mísseis indiscriminados contra as áreas residenciais de Izyum e Kherson pelo regime nacionalista de Kiev é um crime de guerra e uma violação grosseira do direito humanitário internacional", sublinhou Igor Konashenkov.