Os dados foram repassados pelo diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Defesa da Rússia, coronel-general Mikhail Mizintsev, neste sábado (30).
"Desde 2 de março, a Rússia já entregou 16.805 toneladas de itens essenciais, alimentos, medicamentos e produtos médicos para a Ucrânia, realizou 941 ações humanitárias, incluindo oito ações humanitárias na República Popular de Donetsk e na região de Zaporozhie no último dia, durante as quais 316,8 toneladas de ajuda humanitária foram transferidas para a população civil", disse Mizintsev em entrevista coletiva.
O general sublinhou que neste sábado (30) foram realizadas dez ações humanitárias em Donetsk e Lugansk, nas regiões de Carcóvia e Zaporozhie, durante as quais 320 toneladas de itens essenciais e alimentos foram transferidos para a população.
A Rússia iniciou a operação militar especial, em 24 de fevereiro, com o objetivo de "desmilitarizar" e "desnazificar" a Ucrânia, após pedido de ajuda das repúblicas populares de Donetsk (RPD) e Lugansk (RPL) para combater ataques de tropas ucranianas.
A missão, segundo o Ministério da Defesa russo, tem como alvo apenas a infraestrutura militar da Ucrânia.
Moscou afirmou, em diversas ocasiões, que não mantém planos de ocupar o país.