No entanto, imagens de satélite da empresa Maxar Technologies, obtidas em março, deram a entender aos especialistas na área de defesa que o gigante asiático já começou a preparar o treinamento de pilotos para o seu quarto porta-aviões.
Os satélites detectaram dois caças furtivos FC-31 Gyrfalcon alinhados com vários caças J-15 no complexo de testes e treinamento da aviação naval do Exército de Libertação Popular (ELP) da China na província de Liaoning.
As aeronaves FC-31 de quinta geração parecem ser um pouco mais curtos do que os J-15, com o revestimento cinza escuro identificando-os como aviões de guerra furtivos.
Além de as imagens permitirem comparar os dois modelos, captados juntos pela primeira vez, também poderiam ser interpretadas como um sinal de que a China estaria realizando preparativos operacionais para o Type 004, escreve o South China Morning Post refletindo a opinião de especialistas e fontes de defesa.
As imagens de satélite mostram o campo de treinamento de pilotos navais equipado com rampas de simulação de saltos de esqui de concepção soviética e sistemas de catapulta adaptados para as plataformas de voo planas vistas em porta-aviões dos EUA.
As imagens anteriores e o progresso de construção contínuo do Type 003 facilitam a estimativa das suas dimensões, atribuindo um comprimento aproximado de 300 metros.
Isso tornaria o Type 003 cerca de 30 metros mais longo na linha d’água do que os porta-aviões anteriores da China, Liaoning e Shandong, que têm cerca de 270 metros, o que o torna semelhante em comprimento com os porta-aviões dos EUA USS Gerald R. Ford, que possui 317 metros na linha d’água.