Panorama internacional

Carro-bomba explode perto de prefeitura na Colômbia em novo atentado em menos de 1 mês

O carro-bomba explodiu na madrugada desta segunda-feira (2) em um ataque contra a prefeitura do município colombiano de Argelia, no sudoeste da Colômbia. Segundo as autoridades, uma mulher ficou ferida.
Sputnik
"Rejeição total ao ataque ao gabinete do prefeito municipal neste momento, no qual a segurança ficou levemente ferida e o prédio foi destruído. Chega de guerra em nosso território", disse o prefeito da Argelia, Jhonnatan Patiño, no Twitter.
A mulher ferida era a vigia do local e se encontra fora de perigo, segundo a mídia local.
Após o ataque, o presidente Iván Duque convocou um Conselho de Segurança Extraordinário.
"Diante do miserável atentado terrorista na Argelia, Cauca, que deixou uma pessoa ferida e destruiu a prefeitura do município, hoje será realizado um Conselho Extraordinário de Segurança com o Ministério da Defesa e nossa Força Pública. Encontraremos o paradeiro dos responsáveis", disse Duque.
Panorama internacional
Venezuela rejeita acusações da Colômbia de ter violado sua fronteira
A Procuradoria-Geral da República também se manifestou contra o ataque e pediu ao Governo de Cauca "que apoie a busca, o julgamento dos responsáveis e a proteção da população".
A Casa de Cultura municipal também foi atingida pela explosão, que deixou várias pessoas atordoadas e danificou vários quarteirões.
"Rejeitamos o atentado com carro-bomba contra o Governo Municipal de Argelia, em Cauca [...]. Até agora, relataram que uma mulher foi ferida neste ataque. Reiteramos nosso apelo aos atores armados ilegais para que respeitem a vida, os direitos humanos e o direito internacional humanitário, excluindo a população civil desses eventos. Damos apoio especial aos habitantes da Argelia e manteremos nossa presença constante no território", disse a ouvidoria no Twitter.
A autoria do ataque ainda não foi reclamada por nenhum grupo até agora. No último dia 19 de abril, uma motocicleta carregada de explosivos detonou em outra área do município argelino fora de um hotel.
No fim de semana, várias pessoas foram mortas no departamento de Cauca, região assolada pela violência.
Comentar