Segundo observa autor do artigo, a Aliança Atlântica está se posicionando como um bloco "defensivo", mas ao mesmo tempo está se expandindo intensamente e desencadeando conflitos militares.
"A OTAN conclama pela paz e segurança, mas ao mesmo tempo lança grande quantidade de bombas sobre outros países […] Agora ela mudou seu foco do Atlântico para a região da Ásia-Pacífico, onde flexiona repetidamente os músculos", observa mídia.
Segundo o portal, a Aliança é uma ferramenta para os Estados Unidos alcançarem a hegemonia. Washington considera a China em ascensão como um obstáculo ao domínio ilimitado.
"Diante da crescente influência de Pequim, Washington não só se envolve em provocações, mas se esforça para formar uma frente unida para deter a China. A OTAN é o mecanismo ideal para alcançar esse objetivo", diz colunista.
Em sua opinião, os Estados da região da Ásia-Pacífico devem ter sabedoria suficiente para escolher a paz e a estabilidade na Ásia. Com a escolha correta esses países impedirão o Ocidente de encher a região com armas e iniciar uma guerra, conclui autor.