Com quase 80 anos, Joe Biden é o presidente americano mais velho de todos os tempos, o que tem dado margem aos críticos republicanos para o acusarem de estar ficando senil, citando como justificativa as muitas gafes públicas e casos em que perde a linha de pensamento durante suas falas.
"Não houve muitos senadores de Delaware. É um estado pequeno. Aliás, nunca houve um. E por isso quero aproveitar para apresentar [um colega nativo de Delaware]", disse Biden em um evento que marca o fim do Ramadã, o mês sagrado muçulmano, na Casa Branca.
O presidente, que nasceu na Pensilvânia antes de se mudar para Delaware quando criança, representou o estado como senador por 36 anos antes de ser vice-presidente por outros oito.
Biden cometeu a gafe ao apontar Madinah Wilson-Anton, uma funcionária muçulmana-americana do Instituto Biden da Universidade de Delaware, que armazena seus registros no Senado.
Por pelo menos quatro vezes o presidente também confundiu o cargo de vice-presidente, referindo-se à "presidente" Kamala Harris, tendo a mais recente ocorrido em janeiro deste ano.
Os defensores de Biden observam que ele é propenso a gafes, inclusive antes de atingir a idade avançada, e apontam que o ex-presidente Donald Trump, 75, também tropeça de vez em quando.
No último domingo (1º), Trump, que pretende uma revanche em 2024 contra Biden, confundiu o sobrenome do candidato republicano ao Senado por Ohio, J.D. Vance, que ele endossou, com o do candidato rival, Josh Mandel.