Conforme escreve o jornal, a Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA, na sigla em inglês) divulgou nas redes sociais instruções como os delatores podem garantir a segurança da transmissão de dados "sem serem detectados".
Em particular, a CIA recomendou utilizar o browser Tor, que permite navegar na Internet de forma anônima, e usar também uma VPN (rede privada virtual). Além disso, a agência pede para as pessoas não utilizarem para esses fins o computador de casa ou do escritório.
"Queremos providenciar um método seguro de estabelecer a ligação", cita o jornal as palavras de um funcionário da inteligência americana, que afirmou que "os russos pretendem se ligar à CIA".
Conforme as instruções, os delatores devem dizer seu nome completo, o país a partir do qual escrevem, seu cargo oficial, e também especificar "qual acesso eles têm à informação que interesse" a inteligência dos EUA. De acordo com as palavras de antigos funcionários da CIA, todos esses dados são apurados e verificados em detalhe posteriormente”.
Segundo o jornal, por meio desta "nova abordagem" a CIA espera "atrair dados de inteligência" e também obter acesso a mais informação oficial sob sigilo da Rússia.