As declarações do diplomata foram dadas durante uma entrevista à revista Newsweek.
"A Rússia não ameaça os Estados Unidos e tampouco os seus aliados europeus. Pelo contrário, está fazendo todos os esforços para evitar a escalada da crise ucraniana", observou Antonov.
O oficial enfatizou que quaisquer acusações contra Moscou de sua "retórica nuclear agressiva" são infundadas, e que Kiev iniciou essas "especulações doentias sobre o desencadeamento de uma guerra nuclear".
Ele acrescentou que a atual geração de funcionários da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) não considera a ameaça nuclear seriamente.
"A atual geração de políticos da OTAN claramente não leva a sério a ameaça nuclear", disse Antonov à revista.
Antonov opinou sobre a suspensão unilateral pelos Estados Unidos do diálogo sobre estabilidade estratégica estabelecida pela Cúpula de Genebra.
"Lamentavelmente, Washington 'congelou' unilateralmente o diálogo bilateral de estabilidade estratégica que foi lançado na Cúpula de Genebra, comprometendo assim as perspectivas de manter a base do controle de armas em vigor. A Rússia está pronta para retomar as consultas assim que os Estados Unidos estiverem prontos", declarou.