Os dados foram divulgados pela empresa em seu site e são influenciados pelo aumento do preço internacional do petróleo em meio à crise ucraniana. Esse valor superou expectativas de mercado, que eram de um lucro de R$ 43,48 bilhões.
Os lucros obtidos pela empresa seriam os maiores já divulgados por uma empresa de capital aberto, segundo publicou o portal G1, citando Einar Rivero, da plataforma TC/Economatia.
Na quinta-feira (5), o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (PL), afirmou durante transmissão ao vivo em suas redes sociais que os lucros da estatal são um "estupro" e sugeriu que a empresa não suba os preços dos combustíveis novamente.
Jair Bolsonaro em Brasília, 3 de maio de 2022
© Foto / Alan Santos / Palácio do Planalto / CCBY 2.0
A questão, porém, depende de mudança na política de preços da Petrobras, que desde o governo do ex-presidente Michel Temer (MDB) está vinculada ao mercado internacional.
O aumento do preço dos combustíveis tem gerado críticas direcionadas ao governo Bolsonaro devido ao impacto geral nos preços. Em resposta à pressão, o presidente brasileiro demitiu o general Joaquim Silva e Luna da liderança da empresa, em abril. Para o lugar do militar, indicou o empresário José Mauro Coelho.