Panorama internacional

Região de Kherson que ser integrada à Rússia, dizem autoridades locais

A região de Kherson, que passou para o controle de militares russos durante a operação militar na Ucrânia, buscará a integração com a Rússia, disse à Sputnik o vice-líder da administração civil e militar da região, Kirill Stremousov.
Sputnik
Segundo Stremousov, a possível mudança de status estaria ligada ao "curso histórico de cultura e valores" da região.
"Nós pretendemos viver como parte da Federação da Rússia e seremos algo próximo da Crimeia em termos de ritmo de desenvolvimento. A região buscará tornar-se parte da Federação da Rússia. Ninguém será forçado a nada; no entanto, as terras russas nativas devem voltar ao seu curso histórico de cultura e valores", disse Stremousov.
Em Armyansk, na fronteira entre Rússia e Ucrânia na região da Crimeia, refugiados de Kherson deixam o território ucraniano com suporte de militares russos, em 12 de março de 2022.
Kirill Stremousov salientou que as autoridades da região estariam prontas para lidar com a questão da integração com a Rússia caso essa necessidade venha à tona.
"Se necessário, nós estamos prontos, mas já estamos em cooperação total e nos sentimos ao lado das outras regiões da Rússia", acrescentou.
A região de Kherson fica no sul da Ucrânia e tem cerca de um milhão de habitantes. Kherson fica imediatamente ao norte da região russa da Crimeia, reunificada à Rússia em 2014 após um referendo local.
Comentar