Joe Biden, presidente dos EUA, reiterou na sexta-feira (6) suas anteriores declarações de ter visitado o Afeganistão mais de 50 vezes ao longo de sua carreira política, e também pareceu confundir o Irã e o Iraque.
"Eu estive no Afeganistão, Irã e Iraque, quero dizer, Iraque, mais de 50 vezes, 48 vezes, e agora o que estamos fazendo na Ucrânia, estive lá. Para dizer a verdade, vocês fazem uma grande diferença", disse Biden a trabalhadores da empresa United Performance Metals em Hamilton, Ohio, EUA, durante uma turnê.
Na segunda-feira (2) o atual chefe de Estado norte-americano afirmou que era o 1º senador do país pelo estado de Delaware, confundindo esse cargo com o do presidente.
Em março de 2022 Joe Biden disse que tinha "entrado e saído do Iraque e do Afeganistão mais de 40 vezes", e em 2019 ele afirmou que tinha estado no Iraque e no Afeganistão "mais de 30 vezes" enquanto contava uma história dramática, mas falsa, sobre sua viagem ao Afeganistão para elogiar o heroísmo de um capitão da Marinha dos EUA.
Em 2019 o jornal Washington Post determinou que o então ainda participante da candidatura às eleições presidenciais de 2020 apenas tinha visitado Afeganistão 21 vezes, e que a última vez que isso aconteceu foi em 2011.