Panorama internacional

Coreia do Norte pode realizar teste nuclear já neste mês, diz ministro da Defesa japonês

O ministro da Defesa do Japão, Nobuo Kishi, afirmou durante o briefing de emergência após o novo lançamento de um projétil por Pyongyang, que a Coreia do Norte pode realizar um ensaio nuclear já em maio.
Sputnik
"No que se refere ao nível de prontidão da Coreia do Norte para um teste nuclear, o Ministério da Defesa japonês, tal como os Estados Unidos, considera que a Coreia do Norte pode estar pronta para realizar esse teste já neste mês", constatou o ministro, acrescentando que a pasta chegou a essa conclusão com base na análise de vários dados.
"No futuro, Pyongyang pode fazer novas provocações, inclusive ensaios nucleares, portanto nós, em cooperação próxima com os EUA, fazemos a coleta e análise das informações", afirmou o funcionário.
Entretanto, o Japão admite "o desenvolvimento rápido" das tecnologias norte-coreanas ligadas aos programas nuclear e de mísseis.

"O desenvolvimento rápido das tecnologias da Coreia do Norte relacionadas aos programas nuclear de mísseis, como os múltiplos lançamentos dos mísseis balísticos, ameaçam a segurança do nosso país, da região e do mundo e são absolutamente inaceitáveis. O lançamento do míssil balístico norte-coreano viola as resoluções do Conselho de Segurança da ONU", ressaltou Kishi.

Hoje, sábado (7), militares do Japão e da Coreia do Sul relataram que Pyongyang disparou o que seria um míssil balístico a partir de um submarino. O projétil caiu fora da Zona Econômica Exclusiva do Japão.
Panorama internacional
Coreia do Norte tem que conter preventivamente a ameaça nuclear de forças hostis, diz Kim Jong-un
Kishi também disse que Tóquio encaminhou uma nota de protesto a Pyongyang pelo incidente através dos canais diplomáticos em Pequim, capital chinesa.
Comentar