Um total de 85 túmulos com inscrições de óbito em letras gregas foram desenterrados no sul da província egípcia de Sohag, informou nesta quarta-feira (4) o Ministério das Antiguidades e Turismo do Egito.
As tumbas datam do Império Antigo do Egito, cerca de 4.500 anos atrás, até a dinastia ptolemaica, que abrange o período de 305 a.C. a 30 a.C. Além das múmias, os arqueólogos encontraram 30 tabuletas com inscrições do nome da pessoa morta, sua ocupação e idade, e os nomes de seus pais, em antigas letras gregas e hieróglifos egípcios, de acordo com o comunicado do ministério.
Alguns túmulos estavam embutidos na montanha, e outros tinham um ou mais poços com corredores que levam a salas fúnebres.
A equipe de arqueólogos também desenterrou uma torre de tijolo datando da era do rei Ptolomeu III, o terceiro faraó da dinastia ptolemaica, que governou de 246 a.C. a 222 a.C. A torre foi construída para vigiar as fronteiras, cobrar impostos e assegurar a navegação no rio Nilo, explica o ministério egípcio.
As descobertas também incluem restos de um templo da dinastia ptolemaica construído para venerar a deusa Ísis, com 33 metros de comprimento e 14 metros de largura.