A aviação russa atingiu forças ucranianas e 54 áreas de concentração de pessoal e equipamentos militares, declarou no domingo (8) Igor Konashenkov, representante oficial do Ministério da Defesa da Rússia.
Além delas, indicou ele, foram eliminados 380 nacionalistas e 38 equipamentos militares, enquanto mísseis de alta precisão destruíram armas e equipamento militar fornecidos pelos EUA.
"Com mísseis aéreos de alta precisão a Força Aeroespacial da Rússia destruiu armas e equipamentos militares dos EUA e de países ocidentais entregues na estação ferroviária Sol, perto da localidade de Soledar, o mesmo acontecendo com unidades de reserva das Forças Armadas da Ucrânia", contou o major-general russo.
Konashenkov referiu também que foram atingidas 19 áreas de concentração de pessoal e equipamentos militares, uma travessia de pontões das tropas ucranianas e seis depósitos de mísseis e armas de artilharia em várias localidades, incluindo nas repúblicas populares de Donbass.
A artilharia russa atingiu "seis centros de comando, 28 unidades de artilharia ucranianas em posições de tiro, 179 áreas de concentração de forças e equipamentos militares das Forças Armadas da Ucrânia e dois depósitos de munições".
"As forças de mísseis destruíram um lançador de mísseis terra-ar Osa-AKM perto de Nikolaev, um lançador múltiplo de foguetes Smerch perto de Soledar e um radar [...] perto de Velikaya Korenikha, região de Nikolaev", disse o representante oficial do Ministério da Defesa da Rússia.
Konashenkov também mencionou alvos atingidos pelas forças da defesa antiaérea russas.
"As forças da defesa antiaérea russas destruíram um veículo aéreo não tripulado Bayraktar-TB2 perto da ilha Zmeiny. Um avião Su-25 da Força Aérea da Ucrânia foi abatido perto da localidade de Pogonovka, região da Carcóvia. Além disso, dois drones ucranianos foram destruídos sobre Mandrykino, na República Popular de Donetsk, e Peremozhnoe, na República Popular de Lugansk", relatou Igor Konashenkov.
"No total, durante a realização da operação militar especial, foram destruídos 157 aviões, 116 helicópteros, 768 veículos aéreos não tripulados, 298 sistemas de defesa antiaérea, 2.933 tanques e outros veículos de combate blindados, 336 lançadores múltiplos de foguetes, 1.411 peças de artilharia de campanha e morteiros e 2.758 unidades de veículos militares especiais", resumiu Konashenkov.