"Esse evento foi uma culminância de um trabalho que venho desenvolvendo. Leciono russo e geopolítica. Passei as duas últimas semanas trabalhando o tema nas aulas, para que os alunos soubessem o significado do Dia da Vitória tanto para o povo russo quanto para o povo brasileiro — já que o Brasil também participou da Segunda Guerra Mundial", explicou o professor Lucas Rubio à Sputnik Brasil.
"São por volta de 20 medalhas da minha coleção que vieram de países bálticos, da Moldávia, da Ucrânia. São adquiridas de netos cujos avôs lutaram na guerra, eles se desfazem delas", contou o professor.
"Importante dizer que estamos fazendo no Brasil algo que ficou 70 anos sem ser feito [o grupo de estudos 9 de Maio], ainda mais num momento delicado como o atual, falar à luz da história que foi o Exército Vermelho quem levou à libertação da humanidade do nazismo. Se antes se envergonhavam e ficavam no esgoto, hoje os neonazistas e neofascistas se exibem, com marra, inclusive no Brasil, onde as células neonazistas vêm crescendo exponencialmente, como apontam pesquisas recentes. Combater o nazismo e o fascismo nunca foi tão importante quanto agora", conclui.