De acordo com a emissora NHK, citando oficiais da Guarda Costeira do Japão, os navios chineses entraram nas águas da ilha Minami Kojima aproximadamente às 7h00, horário local, passando a cerca de 13 milhas a sudeste da ilha.
As autoridades japonesas enviaram barcos de patrulha para o local, a fim de garantir a segurança de um navio de pesca japonês que foi abordado pelos navios chineses, e também exortou as embarcações a deixarem as águas territoriais japonesas, aponta a notícia.
Segundo informações, este incidente é a sétima vez que a China viola as águas territoriais do Japão desde o início do ano. O caso anterior tinha sido registrado em 12 de abril.
Japão e China reivindicam as ilhas Senkaku, com os japoneses insistindo em sua soberania sobre a região, em vigor desde 1895, enquanto a China se baseia em mapas japoneses de 1783 e 1785, que designam as ilhas como território chinês.
Após a Segunda Guerra Mundial, as ilhas Senkaku ficaram sob o controle dos EUA e, posteriormente, em 1972, foram entregues ao Japão.