As marchas do Regimento Imortal começaram já no sábado, 7 de maio.
Assim, neste dia, os descendentes de russos no Brasil organizaram a ação de homenagem no consulado-geral em São Paulo: mais de 40 pessoas com retratos dos familiares participantes da guerra se reuniram para cantar canções e declamar poesia daquela época.
Em 8 de maio, na França, residentes de Paris reuniram-se no Cemitério do Père-Lachaise e dirigiram-se para o monumento dos participantes russos da Resistência Francesa. Marchas idênticas ocorreram também em outras cidades da república.
Participantes da ação Regimento Imortal em Paris, França, 8 de maio de 2022
© Sputnik / Dominic Buten
Uma ação mais numerosa aconteceu em Roma, capital italiana, onde militares de pessoas, uma quantidade sem precedentes, se reuniram perto da Arquibasílica de São João de Latrão com bandeiras vermelhas e russas, pegando fotos de veteranos da guerra. As marchas também tiveram lugar em Milão, Catânia e na região de Ligúria.
A marcha do Regimento Imortal ocorreu na cidade palestina de Belém. Os residentes da Palestina marcharam com retratos de combatentes da Grande Guerra pela Pátria, principalmente descendentes de famílias mistas que mantêm a memória dos antecessores que lutaram na Segunda Guerra Mundial.
Também em Madri, na Espanha, milhares de pessoas se juntaram à marcha do Regimento Imortal. Os manifestantes carregaram retratos de lutadores, tanto durante a Segunda Guerra Mundial como da Guerra Civil na Espanha de 1936-1939, na resistência contra o fascismo.
Participantes da marcha do Regimento Imortal em Madri, Espanha, 8 de maio de 2022
© Sputnik / Gustavo Valiente
Em Ancara a ação ocorreu no território da embaixada russa na Turquia, com participação de mais de 300 pessoas, enquanto em Xangai, a maior cidade chinesa, o evento ocorreu em formato virtual, devido às restrições anti-COVID-19.
Participantes do Regimiento Imortal em Ancara, Turquia
© Sputnik
Várias dezenas de pessoas participaram da marcha organizada em Sydney, na Austrália, e em Beirute, capital libanesa. Pela primeira vez a ação decorreu em Caracas, capital da Venezuela, onde o número dos participantes ultrapassou 350 pessoas. As marchas também ocorreram em Cuba, em Quito, no Equador, e em várias cidades da Argentina.
A marcha do Regimento Imortal ocorreu em Havana, capital de Cuba
Crianças com o símbolo da vitória na Grande Guerra pela Pátria durante a ação Regimento Imortal em Nur-Sultan, Cazaquistão, 9 de maio de 2022
© Sputnik / Vladislav Vodnev
Hoje, dia 9 de maio, a ação passa pelas ruas de quase todas as cidades russas e também em países da Europa e Ásia, como Alemanha, Sérvia, Moldávia e Quirguistão.
O Regimento Imortal em Berlim
Mais de dez milhares de residentes da cidade russa de Norilsk, que se encontra além do Círculo Polar, saíram às ruas para participar da marcha, apesar da nevasca.
O Regimento Imortal ocorreu ainda nas ruas da cidade ucraniana de Kherson, libertada recentemente dos nacionalistas pelas Forças Armadas da Rússia.
Pela primeira vez, a ação Regimento Imortal foi organizada em 9 de maio de 2012 na cidade russa de Tomsk por iniciativa de jornalistas locais. Naquele dia, mais de seis mil pessoas saíram para o centro da cidade com retratos de participantes da Grande Guerra pela Pátria. Após 2012 começou a formar-se uma associação dos coordenadores do evento de várias cidades da Rússia e de outros países.