Formada por organizações do agronegócio, bancos e entidades da sociedade civil brasileira, a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, enviou uma carta ao presidente norte-americano, Joe Biden, pedindo apoio ao projeto Amazon Act para criação de um fundo de US$ 9 bilhões (R$ 46 bilhões) para bancar a conservação de florestas em países em desenvolvimento, segundo o Valor Econômico.
De acordo com a mídia, o projeto foi proposto em março do ano passado pelo congressista democrata Steny H. Hoyer e tramita no comitê de relações exteriores.
O Amazon Act propõe um sistema de pagamento por serviços ambientais com o objetivo de reduzir emissões de gases de efeito estufa e aumentar o sequestro de carbono com a preservação de vegetações nativas.
Na carta da Coalizão, as entidades sociais e privadas propuseram alguns princípios para nortear a operação do fundo, como um sistema de financiamento "simples e transparente, com governança ampla e participação da sociedade civil" e "regras claras e receptivas".
Também é proposto que os recursos sejam destinados "com base em resultados, em especial para manutenção da floresta em pé", defendendo que os povos da floresta sejam priorizados na destinação das verbas.
O jornal relata que importantes organizações participam da coalizão, como a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec).