Panorama internacional

EUA procuram rotas alternativas com parceiros para exportar grãos e milho da Ucrânia

Os Estados Unidos estão trabalhando com seus parceiros para estabelecer rotas alternativas para a exportação de grãos e milho da Ucrânia, disse Bridget Brink, diplomata indicada pelo presidente Joe Biden para assumir a embaixada dos EUA em Kiev, durante sua audiência de confirmação nesta terça-feira (10).
Sputnik
"Estamos tentando trabalhar com parceiros internacionais e outros para ajudar a encontrar rotas alternativas para grãos e milho fora da Ucrânia", declarou Brink ao Comitê de Relações Exteriores do Senado dos EUA.
Panorama internacional
Lei dos EUA que facilita armas à Ucrânia será mediada por 'acordos bilaterais' entre os dois países
Brink acusou a Rússia de bloquear os portos da Ucrânia no mar Negro e no mar de Azov, caracterizando os movimentos de Moscou como um "grande desafio".

Ela também observou que o governo dos EUA está coordenando esforços com organizações não-governamentais para ajudar os países que dependem dessas exportações.

Em 24 de fevereiro, a Rússia lançou uma operação militar especial na Ucrânia depois que as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk solicitaram ajuda para defendê-las da intensificação dos ataques das tropas ucranianas.
O governo russo disse que o objetivo da operação é "desmilitarizar e desnazificar" a Ucrânia e que as ações miram apenas na infraestrutura militar do país vizinho.
Panorama internacional
Lavrov chama ideia de Borrell de transferir ativos congelados da Rússia para Ucrânia de 'roubo'
Comentar