Panorama internacional

Terremoto de magnitude 6,8 atinge o norte do Chile

Com dados do Centro Sismológico Nacional (CSN), o Escritório Nacional de Emergência do Ministério do Interior e Segurança Pública do Chile (Onemi, na sigla em espanhol) emitiu um alerta para um terremoto de magnitude 6,8 na região norte do país.
Sputnik

"O Centro Sismológico Nacional indica que a magnitude do terremoto foi de 6,8 e estava localizado a 70 km a leste de Socaire", informou o órgão.

De acordo com o Onemi, o tremor é de intensidade média e foi detectado às 19h07 no horário local (20h07 em Brasília), entre as regiões do Atacama e de Arica e Parinacota.
(Atualizado) Terremoto de intensidade média entre as regiões de Arica e Parinacota e do Atacama.
Através do Sistema Nacional de Prevenção e Resposta ante Desastres [Sinapred] se avaliam eventuais danos a pessoas e alterações nos serviços básicos ou em infraestrutura resultantes deste terremoto.
O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha do Chile (Shoa, na sigla em espanhol) já indicou que "as características do terremoto não reúnem as condições necessárias" para gerar risco de tsunami na costa do Chile.
Em 21 de setembro do ano passado, um terremoto de magnitude 6,3 atingiu a região de Bío-Bío, na província de Arauco, no Chile. A informação, divulgada à época pelo Centro Sismológico Euro‑Mediterrânico (EMSC, na sigla em inglês), foi confirmada pelo Centro Sismológico Nacional.
O tremor também não levou riscos de tsunami ao litoral do país, e não houve relatos de danos ou vítimas.
Ciência e sociedade
Sismos de grande intensidade são registrados na 'zona sombria' de Marte
Comentar