As recentes tentativas da Ucrânia de retomar a ilha Zmeiny custaram ao país vários de seus aviões de combate e helicópteros militares, disse hoje (10) o porta-voz do Ministério da Defesa russo Igor Konashenkov.
Tendo descrito as tentativas da Ucrânia de tomar a ilha como "inúteis do ponto de vista militar", Konashenkov disse que as forças ucranianas perderam três aviões de ataque Su-24 e um caça Su-27, bem como dez helicópteros militares.
Quatro dos helicópteros – um helicóptero de ataque Mi-24 e três helicópteros de transporte Mi-8 que transportavam tropas que deveriam pousar na ilha – foram abatidos, enquanto outros seis helicópteros Mi-8 e Mi-24 envolvidos na operação foram destruídos no terreno nas proximidades de Artsyz em Odessa, disse Konashenkov.
Ao mesmo tempo, Kiev perdeu mais de 50 combatentes e militares de elite na intenção de retomar o controle da ilha.
"A ação absurda do governo de Kiev para apoderar-se da ilha Zmeiny às vésperas do Dia da Vitória, provocou a morte sem sentido de mais 50 combatentes e militares das unidades de elite das Forças Armadas da Ucrânia, como a perda de quatro aviões, dez helicópteros, três barcos e 30 drones", informou o porta-voz.
A autoridade também acrescentou que três embarcações de assalto rápido Centaurus ucranianos, que transportavam tropas de desembarque, foram destruídas no mar, e que o país perdeu pelo menos 30 veículos aéreos não tripulados na área.