"Eles se candidatarão e receberão a adesão", disse à agência um alto funcionário, que quis permanecer anônimo.
Segundo a Reuters, durante o processo de ratificação de adesão dos países, que levará um ano, a aliança fortalecerá sua presença no norte da Europa e aumentará a quantidade de exercícios militares.
A agência escreve ainda que fontes dentro da organização apontaram que as propostas de adesão da Suécia e da Finlândia seriam aprovadas na cúpula da OTAN de Madri, de 28 a 30 de junho, ou até antes.
"Não há datas exatas. Não vamos esperar pela cúpula de Madri se a aprovação puder ser dada antes", disse um dos representantes da aliança.
Bandeiras dos países-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) tremulam ao vento do lado de fora da sede da aliança em Bruxelas, 22 de fevereiro de 2022
© AP Photo / Olivier Matthys
Nesta quarta-feira (11), o Reino Unido firmou um acordo sobre garantias de segurança com a Suécia, o que também fará em breve com a Finlândia, segundo a assessoria de imprensa do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.
"Hoje [quarta-feira, 11] pela manhã, o primeiro-ministro assinou o acordo sobre as garantias de segurança com a primeira-ministra da Suécia, Magdalena Andersson. Depois do meio-dia, ele segue para a Finlândia para assinar uma declaração análoga sobre questões de segurança com o presidente Sauli Niinisto", informou.