A imagem de uma porta assustadoramente convincente em Marte, registrada pela sonda exploradora da NASA Curiosity, foi divulgada na Science Alert nesta quinta-feira (12).
Não bastasse a abertura parecer uma porta legítima, a sonda identificou vibrações vindas do centro do planeta como se fosse um corredor ou um túnel usado para a "travessia do povo marciano".
O que poderia ser apenas uma fonte de inspiração para séries e filmes de ficção científica, deve ser, na verdade, apenas o resultado de uma tensão na rocha que tivesse quebrado parte dela, com uma ou outra atividade sísmica forçando seu desabamento.
De fato, o maior tremor registrado no Planeta Vermelho até agora aconteceu em 4 de maio deste ano, e os cientistas ainda estão trabalhando para identificar exatamente onde aconteceu e o que o causou.
Imagem colorida da formação rochosa em forma de porta no planeta Marte
© Foto / NASA/JPL-Caltech/MSSS/NeV-T
Além disso, a referida "porta marciana" pode ter apenas alguns centímetros de altura. Os pesquisadores por trás da exploração ainda trabalham na análise das imagens para verificar suas medidas.
A imagem foi tirada em uma formação geológica, conhecida como Greenheugh Pediment, pela Mast Camera a bordo da Curiosity, em 7 de maio de 2022.
Nos últimos anos, as sondas e orbitadores que exploram Marte já nos revelaram crateras cheias de gelo, estranhas formações rochosas, cavidades e montanhas, todas impressionantes. A "porta" é apenas mais uma dentre tantas e faz lembrar o misterioso "cubo lunar" identificado pelo rover chinês Yutu 2.