Panorama internacional

Tentativas do Ocidente de isolar a Rússia vão fracassar, opina especialista chinês

As sanções aplicadas à Rússia vão fracassar, disse Gao Desheng, economista e colunista do jornal chinês Huanqiu Shibao.
Sputnik
"A tentativa do Ocidente de isolar a Rússia, uma economia de um país do G20 com enormes reservas de petróleo e gás, poderoso complexo militar-industrial e exportações diversificadas, terá consequências graves e inevitavelmente terminará em fracasso", escreve o colunista.
Desheng observou que, sendo confrontada com sanções, Moscou tomou contramedidas robustas, que demonstram a existência de um plano de resposta sistêmico e a preparação da Rússia para pressões internacionais.
O especialista acrescentou que o poder econômico de Moscou não deve ser subestimado. Em particular, Desheng apontou para a riqueza da Rússia em energia, recursos naturais e alimentos.
Em sua opinião, essas vantagens permitem que o país influencie significativamente o sistema econômico internacional e desafie o domínio dos EUA e do Ocidente.
Nesta quinta-feira (12), o presidente russo Vladimir Putin afirmou que as sanções ocidentais contra a Rússia são guiadas por ambições políticas míopes e atingem as economias e os povos da Europa e EUA.
Panorama internacional
'Metade do problema resolvido': recuperação do rublo mostra resiliência às sanções ocidentais?
Ele observou que em alguns países a inflação chegou perto de 20% em expressão anual, enquanto na zona do euro em geral os preços dos alimentos aumentaram mais de 11%.
Por outro lado, ele notou que a Rússia está conseguindo lidar com os desafios externos provocados pelas sanções, a inflação no país está diminuindo, se aproximando dos objetivos definidos pelo Banco Central.
Comentar