Panorama internacional

Donetsk anuncia estatização de bancos ucranianos em seu território

O Comitê de Defesa do Estado da República Popular de Donetsk (RPD), por meio de um decreto, assinado neste sábado (14), determinou a estatização de bancos ucranianos em seu território.
Sputnik
O Decreto, nº 59 de 14 de maio de 2022, foi publicado pelo líder da RPD, Denis Pushilin, que também é o presidente da Comissão de Defesa do Estado.
Segundo o documento, os bancos localizados na república popular passam imediatamente para o poder da RPD no ato de publicação do decreto.
Mais cedo, neste sábado, em uma medida antirrussa, o presidente ucraniano Vladimir Zelensky sancionou uma lei que proíbe partidos que são "anti-ucranianos por natureza" e cujas atividades visam minar a soberania e a integridade territorial da Ucrânia, com o objetivo de coibir organizações que sejam contrárias às políticas de Kiev. As informações foram divulgadas pela agência de notícias Strana.ua neste sábado (14).
O projeto de lei havia sido aprovado pelo Parlamento ucraniano em 3 de maio. O texto proíbe atividades dos seguintes partidos: Plataforma de Oposição - Pela Vida; Partido de Shariy; Nashi; Bloco de Oposição; Oposição de Esquerda; União de Forças de Esquerda; Derzhava; Partido Socialista Progressivo da Ucrânia; e Partido Socialista da Ucrânia.
Panorama internacional
Bancos suíços descongelam US$ 3,4 bilhões em ativos russos sancionados
A Rússia iniciou a operação especial, em 24 de fevereiro, com o objetivo de "desmilitarizar" e "desnazificar" a Ucrânia, após pedido de ajuda das repúblicas populares de Donetsk (RPD) e Lugansk (RPL) para combater ataques de tropas ucranianas.
A missão, segundo o Ministério da Defesa russo, tem como alvo apenas a infraestrutura militar da Ucrânia.
Além disso, as Forças Armadas da Rússia têm acusado militares ucranianos de usar "métodos terroristas" nos combates, como fazer civis de "escudo humano" e se alojar em construções não militares.
Panorama internacional
'Cultura do cancelamento': Ocidente corrói reputação com sanções contra ativos de países, diz Lavrov
Comentar