A Índia testou com sucesso na quinta-feira (12) uma versão melhorada do míssil de cruzeiro supersônico BrahMos, comunicou o Ministério da Defesa do país.
Este lançamento aumenta a capacidade da Força Aérea da Índia (IAF, na sigla em inglês) de realizar ataques precisos contra alvos terrestres ou marítimos a grande distância, disse o Ministério da Defesa.
"A capacidade de alcance alargada do míssil, aliada ao alto desempenho da aeronave Su-30MKI, dá à IAF um alcance estratégico e permite dominar futuros campos de batalha", acrescentou o órgão.
O projétil atingiu o alvo designado na baía de Bengala, detalhou.
"Foi o primeiro lançamento da versão de alcance alargado do míssil BrahMos a partir de um avião Su-30MKI", de acordo com o ministério.
A versão de longo alcance pode abater alvos localizados a 350 quilômetros de distância, em comparação aos 290 quilômetros da versão inicial da arma, explicou na sexta-feira (13) o jornal The Indian Express. Em março, a agência ANI relatou, citando suas fontes, que Nova Deli estava desenvolvendo uma versão de lançamento aéreo do BrahMos que poderia atingir alvos a uma distância de 800 quilômetros.
"O alcance do míssil BrahMos já foi aumentado, e com a vantagem de ser transportado por via aérea a grande altitude, o míssil pode percorrer uma distância maior e atingir alvos a 800 quilômetros e mais", afirmaram as fontes.
A BrahMos Aerospace é uma empresa indiano-russa, que produz mísseis de cruzeiro supersônicos de diferentes tipos, os quais estão em serviço na Força Aérea, Exército e Marinha da Índia. Eles podem ser lançados de submarinos, navios de superfície, aviões ou plataformas terrestres.